Logo Rádio Paco Pigalle

Você Sabia?

No mundo existem alguns lagos onde a cor da água é rosa, devido aos altos níveis de sal na água. Alguns deles, lago Retba (Senegal),  Salina de Torrevieja (Espanha), Dusty Rose Lake (Canadá), Lago Hillier (Austrália).

Boa parte do comportamento ocidental antigo de servir alimentos vinha da França. Na Rússia o ato de servir teve origem no Czar. Na cozinha francesa era tradicional que todos os alimentos sejam preparados com antecedência e exibidos em enormes quantidades nas mesas - era um comportamento extremamente luxuoso. Mas o resultado final disso foi que muita comida foi desperdiçada e não ficava sempre quente. O serviço russo, preparado com a expertise do chef na cozinha, pegou muito rápido e foi tão conveniente que é hoje a principal maneira de servir refeições em casa, comumente observado no Brasil e em centenas de países.

O maior prato servido no mundo é o camelo assado

O camelo é recheado com uma carcaça de ovelha, que é recheada com frangos, peixes e ovos. Embora estranho para nós, este banquete é, por vezes, apresentados nos casamentos beduínos (povo nômade que vive nos desertos do Oriente Médio e do norte da África).

No Japão, as pessoas fazem uma grande festa quando as cerejeiras começam a florir. Em algumas regiões do país, os japoneses, encantados com a beleza da árvore, aproveitam para dar as boas-vindas à estação, conhecida como haru, fazendo festivais e piqueniques nos parques, nos quais vai a família inteira.

A Festa da Primavera da China tem mais de 4 mil anos e até hoje os chineses comemoram a entrada da mais bela estação do ano com muita alegria. Como a folhinha deles é diferente da nossa, o festival chinês começa no dia 23 de dezembro e termina no dia 15 de janeiro do calendário lunar chinês. Nesse período, eles também comemoram o primeiro dia do Ano Novo Lunar com muitos fogos de artifício.